SABOR DA LEITURA
POR DENISE COURTOUKÉ
DAS 19H30 AS 22H00
287,00 *Inclui vinho & aperitivos
Dando continuidade a série Sabor da Leitura, a Casa Flor & Sal tem o prazer de receber Denise Courtouké.
Sabor da Leitura são encontros com idealização e curadoria de Denise Courtouké em parceria com a Casa Flor e Sal e a produtora Andréia Couto, cujo objetivo é criar espaço para discutir a obra de escritoras brasileiras consagradas e iniciantes, nesses encontros os convidados têm a oportunidade de conversar com as autoras sobre suas obras, refletindo sobre assuntos contemporâneos como quebra de padrões e preconceito, a mulher na literatura brasileira, afeto, amor, sexualidade e erotismo, e o que mais vier do grupo!
Nesse encontro, Denise falará sobre seu livro de contos “Com as letras da tua voz” e seu último texto de dramaturgia para teatro “Entrevistas sobre a decadência”.
Seus livros falam sobre toda potência e tensão da complexa relação entre Eros e Tanatos (amor e morte) que pulsa na psique humana desde sempre e de como essa relação opera na contemporaneidade. Sua escrita mostra com humor e inteligência como acontecem as relações afetivas, sexuais e o erotismo na contemporaneidade em que as pessoas se sentem devoradas pelo tempo, vivendo relações cada vez mais alienadas e narcisistas impulsionadas pelo excesso de informação, consumo desenfreado e pelo uso excessivo dos meios digitais que tornam as pessoas cada vez mais solitárias e promovem relações descartáveis, relações essas que são pautadas pelo ter e não pelo ser.
Denise conduzirá uma instigante conversa com os convidados.
Vamos conversar e nos aproximar através da arte da leitura?
DENISE COURTOUKÉ
Escritora, dramaturga, atriz. Integrou o CPT, dirigido por Antunes Filho e o Body Weather Laboratory (Japão). Participou de “A Terra Desolada” ao lado do dramaturgo Samir Yaszbek; do projeto literário musical “Uma noite na repartição” a convite do pianista André Mehmari; de processos de dramaturgia sobre a obra de João Guimarães Rosa; dramaturgia do corpo sobre a obra do poeta Manoel de Barros ao lado do coreógrafo e bailarino português Alexandre Magno; do processo de dramaturgia do corpo “Hautanah” (Alemanha). Apresentou-se no Festival de Matsumoto na ópera “Jeanne Darc au Beaucher”, dirigida pelo Maestro Seiji Ozawa; Akasaka Museum (Tokyo), Festival Artcamp (Japão), Festival de Cádiz (Espanha), FITEI (Portugal). Atuou ao lado de artistas como Jessye Norman, Milford Graves, Karel Appel. Realizou palestras e workshops na Cal, Fundação Japão, Palas Athena, Unirio, Unicamp, Puc. Premiada com Proac Novas produções em dança e prêmio Klauss Viana em dança para a realização do projeto “Mabe Ma”.